quarta-feira, 6 de maio de 2009

As necessidades do Homem no seu habitat


O Homem tem evoluído ao longo do tempo a todos os níveis, tanto ao nível de habitação, alimentação até ao convívio com os outros.

Podemos definir habitat como um espaço onde nos sentimos bem, onde somos capazes de dar o melhor de nós. Local onde estamos bem connosco e com o mundo. Pode dar-se também o nome de lar/casa, sitio onde podemos ir realizando os nossos sonhos e é lá que idealizamos tudo aquilo que um dia desejávamos alcançar.

Se voltarmos uns anos atrás podemos deparar-nos com um mundo completamente diferente. Antigamente, as pessoas viviam em cavernas, outros faziam casas de folhas. Com a evolução o Homem conseguiu construir casas e apartamentos tornando a sua vida muito mais confortável. Tudo isto foi possível porque houve um avanço do conhecimento e das tecnologias. O Homem começou a conhecer novos materiais e novos processos de construção. Começou a haver um aperfeiçoamento/desenvolvimento das técnicas.

O convívio também era diferente, as pessoas passavam mais tempo juntas. Frequentavam bailes, jogavam à cabra-cega, corrida de sacos, jogavam ao pião, ao berlinde, jogavam à macaca, entre outros. Aproveitavam todas as suas actividades ao ar livre, podendo conviver com todas as pessoas que participam nas festas. Um exemplo disso é a festa da desfolhada do milho, em que há partilha de alimentação e bebida, acompanhado de acordeão e baile pela noite dentro. Reúne desde adultos a crianças, amigos e vizinhos.

Segundo a tradição quem encontra as espigas de milho vermelho tem de gritar:”Milho Rei” e dar abraços a todas as pessoas que constituem a roda.

Agora com o aparecimento do computador, da playstation tudo ficou um pouco diferente.

As pessoas passam o tempo em casa, a falar com os “amigos” que conhecem na internet. Acabam por perder todas as boas tradições que até há uns séculos atrás ainda se praticavam.

O Homem na pré-história alimentava-se de caça e plantas silvestres. Dependiam dos recursos naturais. Mais tarde começaram a ter rebanhos. Estavam sempre dependentes do clima uma vez que se houvessem inundações ou secas não tinham meio de armazenar os seus alimentos.

Com o aparecimento das máquinas o Homem teve muito mais facilidade na produção agrícola, uma vez que tornou o transporte das mercadorias mais rápido, facilitou a irrigação dos campos. Com os adubos químicos e o combate aos parasitas agrícolas através dos insecticidas.

Ao nível da deslocação as pessoas faziam os seus percursos a pé, sendo que na actualidade as pessoas não vivem sem o seu carro próprio ou então transportes públicos. Não são capazes de ir ate um certo local a pé mesmo que seja a poucos minutos de sua casa.

Tudo isto influenciou principalmente a economia uma vez que muitos dos produtos alimentares, nomeadamente peixe fresco ou até mesmo frutas e legumes vindas de países distantes, chegam mais facilmente a regiões do interior.

Trabalho realizado por Solange Guedes

Curso Efa - NS de Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho

ETAP- Pombal

4 comentários: