quarta-feira, 6 de maio de 2009

Novas tendências na relação espaço-campo impulsionados pela melhoria das acessibilidades e das telecomunicações








O presente trabalho discute alguns aspectos da relação cidade-campo, buscando resgatar a trajectória desta convivência ao longo do tempo, bem como as mudanças impressas no espaço social. Desde a génese da cidade, a ligação entre o campo

e a cidade vêm se transformando e redesenhando as paisagens humanas. Mais recentemente em tempos de globalização, novas tendências da relação cidade-campo se apresentam, repercutindo significativamente nos diferentes espaços nomeadamente nas regiões metropolitanas.
A movimentação da população vai influenciando as localidades, os pequenos núcleos existentes provocando transformações que se tornam bastante expressivos.
A implantação de usos urbanos, como equipamentos industriais, serviços, moradias e outros tornam-se comuns na paisagem rural, assim como a cidade busca dentro da lógica de preservação ambiental proporcionam aos seus habitantes um ambiente idêntico rural.



O proposto é conhecer o verdadeiro país, estar em contacto com as tradições, da gastronomia e a cultura que também se encontra nos ambientes mais rurais.
Podemos desfrutar de paisagens naturais e de um ambiente sereno proporcionando o contacto entre o homem e a natureza.
Hoje as pessoas já procuram mais viver na aldeia, onde as condições começam a existir como exemplo:
Bons acessos, a existência de sinal para televisão, telefone, muitas já têm posto de saúde, também há transportes públicos que ajudam a deslocar as pessoas que não têm outra alternativa.


Também há aldeias que cativam os turistas a visita-las, onde encontram espaços de lazer, desportos aquáticos, monumentos, etc…
Já se verifica uma maior procura das pessoas para se viver na aldeia, pois as condições já satisfazem as necessidades das pessoas principais.


Trabalho realizado por Vânia Marisa
Curso Efa-ns de Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário