quarta-feira, 6 de maio de 2009

Relação da organização e da Construção do Espaço Urbano, entre o estar e o deslocar, com a satisfação das necessidades do Homem

Esta relação consiste na forma como é construída uma cidade e a satisfação do homem. As cidades são construídas de forma organizada, de modo a rentabilizar ao máximo o espaço. Trata-se de um aglomerado de blocos de prédios, que de certa maneira parece um caixote de apartamentos uma vez que não existem espaços verdes entre os edifícios.
Um centro Urbano só tem prédios, não existem vivendas nesses centros.
Apesar de se querer rentabilizar o espaço e o tempo, também existe a preocupação de satisfazer as necessidades do Homem, num só prédio podemos encontrar, por exemplo, conservatória; registo civil; finanças, entre outros. Num outro encontramos um shopping onde temos variados tipos de lojas sem que haja necessidade de termos de caminhar muito e procurar em muitos lados os produtos que estão juntos no mesmo espaço. Desta forma consegue-se em apenas algumas horas tratar de diversos assuntos.
Também as pessoas da aldeia têm a vida um pouco mais facilitada: com este tipo de construção vieram novos meios de transporte (e mais rápidos) que lhes facilita a deslocação.
A Construção Organizada tem a vantagem de ser feita para que quem nelas vive tenha acesso aos mais variados novos tipos de tecnologia.

Mas nem tudo são rosas: também existem espinhos.Os espaços verdes estão a desaparecer cada vez mais rapidamente e a poluição é cada vez maior, prejudicando a saúde não só de quem nelas habita como quem habita nos arredores das cidades.
Trabalho realizado por Aldina Pedro
Curso EFA - NS de Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho
ETAP Pombal

Sem comentários:

Enviar um comentário