quarta-feira, 6 de maio de 2009

O funcionamento e o papel social das comunidades como promotoras de desenvolvimento e bem-estar pessoais




Hospitais, Bombeiros, Policia, Lar de idosos, Infantários, Centros de emprego, Escolas são instituições que dão origem ao desenvolvimento do nosso país.
E não só….
São locais que nos oferecem os seus serviços que acabam por nos ser úteis no nosso dia-a-dia.
Os centros de emprego ajudam-nos na procura de emprego quando estamos desempregados. Os infantários ficam com os nossos filhos quando vamos trabalhar, os hospitais dão-nos assistência médica quando precisamos. As rodoviárias têm autocarros para nos podermos deslocar, se for necessário. É claro que a maior parte destes serviços têm que ser pagos mas em contrapartida dão-nos algum conforto e ajudam no desenvolvimento do país.
Este desenvolvimento acontece havendo ofertas de trabalho, se não houver ofertas o país também não tem desenvolvimento social.
Algumas instituições do nosso desenvolvimento.
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
Liga Portuguesa dos Direitos do Homem
Liga dos Combatentes
Liga para a Protecção da Natureza
Esta evolução teve uma grande importância para as nossas vidas, porque sem a evolução do desenvolvimento seria como antigamente. Por exemplo: Os hospitais eram muito vastos, infantários não havia, transportes públicos também não, ou seja, com o desenvolvimento os serviços públicos tornaram-se muito mais acessíveis. Temos associações que nos apoiam se formos vítimas de violência ou há instituições para os toxicodependentes entre muitas outras.
Curo Efa-Ns Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho
Trabalho realizado por: Marisa Dos Santos Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário