quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Distribuição da População Portuguesa


Em 2001, a densidade populacional era de 112hab/km2, valor muito próximo da média da UE-25 (114hab/km2 . As maiores taxas de crescimento demográfico registaram-se quase sempre nos concelhos do litoral, com destaque para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, enquanto a maioria dos concelhos do interior perderam habitantes. No interior foram aumentando os centros urbanos. Os investimentos realizados em parques industriais, pólos universitários, melhoria das acessibilidades e na cultura e lazer, têm contribuído para o crescimento das cidades. Os factores naturais que levam as pessoas a fixarem-se em determinados lugares, como o clima ameno, o relevo pouco acentuado, um solo relativamente fértil e a abundância de água criam maiores concentrações de população, pois é uma área atractiva para o desenvolvimento populacional.
No entanto onde o relevo é mais acentuado, os solos apresentam pouca produtividade e menos disponibilidade de água torna as áreas menos atractivas.
Com a excessiva concentração de pessoas em certos locais vão surgindo ao longo dos tempos problemas como o desordenamento de espaço devido à construção excessiva de edifícios, falta de espaços verdes, o aparecimento de bairros degradados e de construção não planeada.
A degradação ambiental verifica-se na forte poluição atmosférica e excessiva produção de resíduos, os solos que anteriormente eram de cultivo foram-se transformando em locais urbanos.
EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO PORTUGUESA ENTRE 1900 E 2001

Este gráfico representa a população portuguesa durante o Séc. XX .
Verifica-se um aumento da população entre 1970 e 1981 devido á diminuição do fluxo emigratório, do regresso a Portugal de muitos emigrantes e residentes das ex-colónias, e do crescimento natural positivo; natalidade .
Trabalho realizado por Sónia Morais
Curso EFA - NS de Tecnicos de Segurança e Higiene no Trabalho
ETAP Pombal

Sem comentários:

Enviar um comentário