quarta-feira, 6 de maio de 2009

Êxodo rural: o abandono do campo pelos seus habitantes



Os habitantes das aldeias tentavam encontrar uma vida melhor na cidade. Procuravam melhores condições de vida a nível de alojamento, mais acesso à saúde, à cultura e à educação. Esperavam encontrar também emprego menos pesado e melhor remunerado, por outro lado existia a facilidade de acesso a transportes dentro da cidade, outras vezes existia o incitamento dos familiares e amigos que já viviam na cidade.
Com falta de terras para trabalhar, os salários agrícolas muito baixos, os rendimentos dos agricultores muito pequenos, o rápido crescimento de implementação mecânica na agricultura e consequente libertação de mão-de-obra, as crises nas colheitas atingidas pelas secas, inundações ou doenças, todos estes factores contribuem para o êxodo rural.





Hoje em dia os papeis foram invertidos as pessoas fogem da cidade para a aldeia, pois na cidade aumenta a taxa de desemprego, o sector terciário começou a ficar saturado, muitas fabricas começam a fechar, os habitantes deixam de ter poder de compra para o pagamento das contas ao fim do mês e até para os bens essenciais, por isso começam a fugir para a aldeia onde tem as suas terras, onde começa a cultivar tudo o que estava em pousio.




Trabalho realizado por Mónica Conceição

Curso Efa - NS de Técnicos de Segurança e Higiéne no Trabalho

ETAP - Pombal

Sem comentários:

Enviar um comentário