quarta-feira, 6 de maio de 2009

A DIMENSÃO FÍSICA DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA, CONSIDERANDO AS COMPONENTES DE ESTAR E DESLOCAR


Introdução

Há 30 anos as pessoas fugiam das aldeias para as cidades em busca de melhores empregos. "E estas começaram a crescer desordenadamente e a sufocar a população. Neste momento há quase mais casas do que pessoas vantagens e desvantagens.
Os portugueses começam a perceber as vantagens de se trocar a cidade pela aldeia. Gente que não quer viver na cidade porque há "sinais de desqualificação do espaço " ou seja têm vindo a ser alvo de uma construção desenfreada.
O tempo que falta
A falta de espaço na agenda para se ir a um médico, o tempo que falta para estar com os filhos, a vida familiar que encolhe, o trânsito, os nervos, e a qualidade de vida que vai diminuindo dão origem a grandes crises de stress.A mobilidade nas cidades hoje em dia é mais acessível, já existem autocarros, metros e comboios a todas as horas o que facilita a vida das pessoas na sua mobilidade.
Os principais serviços sociais encontram – se todos na cidade, tribunal, câmara, correios, bancos etc.Já nas aldeias as deslocações são mais complicadas se não houver transporte particular, os meios de transporte não passam a qualquer hora e em alguns lugares nem chegam a passar o que faz com que a população que vive nas aldeias fique mais isolada das cidades e dos serviços que estas facultam.

Procurando o bem-estar
Mesmo aqueles que não podem abandonar a cidade de vez, porque lá trabalham, podem - caso optem por viver numa aldeia - usufruir de uma "paz que chega pela ausência de barulho e de poluição". "Obviamente, também há os que continuam a viver nas cidades e têm uma casa no campo para fins-de-semana.

Novos rurais
Algumas das pessoas que migram para zonas rurais não vão só à procura da paz e tranquilidade, tendo mesmo necessidade de acabar com o anonimato e a impessoalidade sentidas nas cidades. São pessoas que sentem o apelo da natureza e que pretendem interagir com os locais - aqueles que sempre viveram na cidade por falta de opção.
Apenas o espaço Uma parte destes migrantes opta pela aldeia pela qualidade de espaço. De qualquer forma, criam nas aldeias para onde vão habitar o seu próprio espaço, mantendo um clima de impessoalidade
Trabalho realizado por Sónia Camacho
Curso EFA - NS Curso Técnicos de Higiene e Segurança no Trabalho
ETAP Pombal

Sem comentários:

Enviar um comentário