segunda-feira, 11 de maio de 2009

A situação de Portugal como um país de emigração e imigração: fenómeno resultante da criação de um território europeu de livre circulação

Portugal, foi durante muitos séculos um país onde a maior parte da sua população se viu forçada a emigrar para poder sobreviver, o que hoje em dia ainda continua acontecer.
Inúmeras comunidades recorrem à emigração em busca de novas oportunidades, emprego e sobretudo para fugir desta dura realidade que se faz sentir por todo o mundo.

As causas da imigração/emigração são quase sempre as mesmas: fuga à pobreza, desemprego, destruição do meio ambiente, guerra, violência e fuga à perseguição política ou religiosa.
No século XIX, um aspecto marcante da história foi a emigração minhota para o Brasil. A independência do Brasil em 1822, decorrente da Revolução Liberal Portuguesa de 1820, terá influenciado fortemente a emigração dos portugueses para o Brasil. Entre 1900-1950, verificou-se uma crescente industrialização das grandes cidades, contribuindo e dependendo dos movimentos da população.
A industrialização proporcionou também evolução tecnológica na navegação, proporcionando viagens mais baratas, mais seguras e mais rápidas.
Entre 1950 e 1960 notou-se que as oportunidades de emprego estavam registadas em toda a Europa Ocidental e a proximidade de Portugal a estes países, permitiu que a emigração se tenha espalhado por todo o território nacional, afectando em especial as áreas menos desenvolvidas do Continente Português. Nesta altura o destino de preferência era a saída para a Europa, em particular para a França.
Nos últimos anos, Portugal tornou-se também um destino para muitos imigrantes africanos, brasileiros, imigrantes do Leste e asiáticos.

A União Europeia tem muitas facetas, sendo as mais importantes: o mercado único europeu, uma moeda única, politicas agrícola, de pescas, comercial e de transportes comuns e também, a livre circulação de pessoas entre os estados membros. Com a Entrada de Portugal e de outros países para a União Europeia, a livre circulação passou a ser um processo mediante a simples apresentação do bilhete de identidade, podendo nele residir por um período de até 3 meses sem quaisquer outras condições e formalidades.


Trabalho realizado por: Ana Gameiro
Curso EFA - NS Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho

2 comentários:

  1. Muita bom pessoal. isto esta um maximo. esta muto bem .adorei estae projeta . eu sou imigrante e gosto muto de portogal. e um pais muto fixe.venho da india

    ResponderEliminar