quinta-feira, 4 de junho de 2009

Beira Litoral


A Beira Litoral é uma antiga província portuguesa, formalmente instituída por uma reforma administrativa havida em 1936.
O seu território correspondia na sua maior parte ao da antiga Província do Douro desaparecida no séc. XIX.
É uma Região de Portugal continental que ocupa uma ampla faixa litoral do centro de Portugal, abrange uma área de aproximadamente 7 600 km2 e compreende 38 concelhos:

15 Concelhos do distrito de Aveiro
Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos, Vale de Cambra.





8 Concelhos do distrito de Leiria
Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrógão Grande, Pombal.



1 Concelho do distrito de Santarém

Ourém





14 Concelhos de Coimbra
Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penacova, Penela, Poiares, Soure.


Em 1991 a população residente era de 1 323 832 pessoas (13,4 do Continente), com uma densidade populacional de 114 hab./〖Km〗^2.
A boa situação geográfica da região, aliada à forte acessibilidade a Lisboa e ao Porto, proporciona-lhe um significativo desenvolvimento da actividade industrial e
do comércio.
A agicultura e a pecuária são importantes na economia regional, assim como a produção de leite.
No interior afloresta constitui um dos principais recursos das áreas rurais.

Arquitectura e materiais de construção:
O relevo é aplanado junto ao litoral e rochoso no interior (serras).
Tendo como rochas predominantes, o xisto, o granito e o volfrâmio. Nos finais do século XIX as casas eram feitas de granito (na região do interior), o que tornava uma casa sólida e robusta. Na zona litoral o adobe era usado como matéria de construção, e no litoral central a material de construção predominante era a madeira e tijolo, pintadas ou caídas, geralmente térreas e com cobertura de telha ou zinco.
Os seus monumentos reflectem a história do nosso país. Podemos destacar o românico dos primórdios da nação na Sé Velha de Coimbra, o gótico da Batalha, também os exemplos de arte rupestre do distrito de Aveiro e as ruínas romanas de Conímbriga. Para além da considerável riqueza arquitectónica, é nesta província que se encontra o mais antigo estabelecimento de ensino universitário do país e um dos mais antigos da Europa - a Universidade de Coimbra.


Traje tradicional:

O traje tradicional do pescador caracteriza - se pelo uso de camisa de lã, "trozes" ou ceroulas de aipo de tom claro, cinta ou faixa preta em malha de lã franjada nas extremidades e barrete negro em malha de lã.
O trajo de varina compõe - se pela blusa bordada, de algodão com tons claros; saia de algodão, com cor diferente da blusa, avental, fazendo contraste com a peça antecedente; algibeira de pano preto de lã com fita preta; uma faixa ou cinta igual à do pescador; xaile de lã e lenço dobrado em triângulo colocado sob o chapelinho de feltro preto, com aba bastante estreita. Ao domingo, usa chinelas pretas lisas de cabedal envernizado, havendo ausência de meias. Sempre que o homem se encontra ausente a mulher substitui o trajo habitual por um trajo mais escuro, exprimindo, assim, a dor da ausência.


Romarias:
Queima das Fitas-Coimbra,Maio
Festa da rainha santa-Coimbra,Julho
Festa da Nossa Srª da Boa viagem-Peniche ,Agosto
Festa do Bodo-pombal,Julho
Festa de S. mateus-Soure,Setembro

Artesanato:
Porcelana da Vista Alegre
Cerâmica pintada à mão de Coimbra
Cerâmica decorada das Caldas da Rainha
Linho, lã e algodão

Gastronomia:
Os principais pratos típicos da Beira Litoral São: o leitão - sobretudo da Anadia e da Bairrada, os buchos recheados e a chanfana de borrego. A sua gastronomia é extremamente influenciada pelo mar( a caldeirada de enguias , bolas de bacalhau e de sardinha, as barricas de ovos-moles, o arroz-doce e o vinho espumante).
Os vinhos mais conhecidos são os de Buçaco ou Bairrada. As sobremesas tradicionais são: os doces de ovos de Aveiro, ou as cavacas de Caldas da Rainha.



Trabalho realizado por: Sónia Morais e Conceição Silva
Curso EFA-NS Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário