quarta-feira, 17 de junho de 2009
AS ENERGIAS LIMPAS
As energias renováveis, ou contrario das energias não renováveis, são uns modelos de desenvolvimento sustentável e de qualidade de vida em contexto rural e urbano. São inesgotáveis, podem ser de origem eólicas, solar, mar, vegetal e resíduos orgânicos, por exemplo:
- Energia biomassa proveniente de plantas,
- Energia solar,
- Energia eólica,
- Energia das marés.
Estes recursos energéticos são considerados não poluentes, não prejudiciais para o meio ambiente, dai serem designados por energias limpas.
Neste momento, a energia eólica proveniente do vento é considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, limpa, não poluente, auxilia na redução do “efeito estufa” é abundante e esta disponível em qualquer lugar. O relevo montanhoso de Portugal garante uma importante plataforma para a existência desta energia.
A energia biomassa, ao contrário das outras energias renováveis não pode ser considera limpa, pois o método de combustão é similar à combustão dos combustíveis fosseis. No entanto produz poluentes menos danosos, uma vez que a energia biomassa é proveniente de plantas.
Neste momento Portugal é o país da União Europeia que mais energia consome em relação à que produz. Estamos assim dependentes de outros pais para o fornecimento de fontes combustíveis fosseis tal como, o gás natural, petróleo e carvão, energias altamente poluentes e renováveis a longo prazo. Os gases com efeito de estufa libertada na atmosfera contribuem para o aumento da temperatura do planeta e para a maior frequência de fenómenos climáticos extremos como, ondas de calor, chuvas intensas e secas, e consequência nefastas para a saúde. Por estes motivos, os recursos as energias renováveis sustentáveis começam a ser exploradas.
Trabalho realizado por: Maria da Conceição Pina Rosa da Silva
Curso EFA – NS Técnico de Higiene e segurança no trabalho
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário